quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os maiores investidores

Brasil e Portugal foram os maiores investidores estrangeiros este ano em Moçambique. Naturalmente, uma andorinha, por si só, não faz Verão e, nesse sentido, é preciso ver se o investimento português se mantém nos primeiros lugares nos próximos anos. Há factores que apontam nesse sentido, replicando o processo que se passou com Angola na última década. As realidades angola e moçambicana são distintas, mas em todo o caso a língua e a história comum jogam aqui uma cartada importante a favor de Portugal e dos restantes países de língua portuguesa.
Por mera coincidência, foi igualmente anunciado esta semana o nome do próximo embaixador de Portugal para Moçambique. José Augusto Duarte é um trabalhador incansável, conhece bem a realidade moçambicana, uma vez que recentemente coordenou a direcção de serviços da África Subsariana no MNE. Na parte que lhe diz respeito, as relações bilaterais nos planos político, diplomático, económico e cultural estarão seguramente em boas mãos.

[Adenda]
Tal como referia anteriormente quanto ao facto de se estar a replicar o que se passou com Angola: Portugueses, sul-africanos e chineses lideram 11.800 pedidos para trabalhar em Moçambique.