sábado, 3 de novembro de 2012

Vamos insistir no disparate?

Manuel Ferreira Leite confirma que acredita mesmo naquilo que disse e que tanta polémica gerou em 2009, salvo erro. Os seus intérpretes oficiais e autorizados terão, uma vez mais, a cara de pau de defender que as suas palavras foram mal interpretadas, ou retiradas do contexto?
Uma vez mais, o problema sobrepõe-se à solução. Winston Churchill terá dito um dia que a democracia é a pior forma de governo, à excepção de todas as outras que já foram experimentadas no passado. Dito de outra forma, apesar das suas imperfeições e dos seus limites, a democracia é a melhor forma de governo. Ora, se a democracia não conseguir fazer face a "situações de extrema complexidade", gerando para o efeito os consensos necessários e formulando respostas cuja legitimidade permita encontrar soluções, que tipo de regime o conseguirá fazer de forma mais eficaz?
Ferreira Leite acredita mesmo que a solução passa por mecanismos não democráticos, ainda que temporários? Acha que isso é exequível e aconselhável? Não será irresponsável da sua parte este tipo de devaneio estéril e gratuito?
Haja paciência.