sábado, 18 de agosto de 2012

Os portugueses e Angola segundo Rafael Marques

Em Portugal, a comunicação social e parte das elites adora-o. A visibilidade que lhe é conferida comprova-o. Rafael Marques publicou recentemente um livro em Portugal que teve enorme destaque. Acresce que sempre que passa por Lisboa é presença assídua na comunicação social, incluindo nas televisões.
Infelizmente, não é a primeira vez que leio declarações de Rafael Marques nas quais é visível um enorme ressentimento em relação a Portugal. Se tivesse sido apenas uma vez, enfim, poderia pensar que um jornalista não teria sido fiel às suas palavras. Rafael Marques, porém, de tempos a tempos, encarrega-se de clarificar que o que pensa de Portugal e dos portugueses é mesmo o que é publicado. Ora, o que ele pensa, digamos, não é muito favorável. Na sua visão, Portugal e os portugueses em momento algum estiveram -- ou estão actualmente -- associados a qualquer coisa de positivo para Angola e para os angolanos. No fundo, os portugueses sempre fizeram -- e ainda fazem -- parte do problema e não da solução.
Isto dito, tendo Rafael Marques esta visão de Portugal e dos portugueses, é para mim um mistério por que motivo a nossa comunicação social e parte das nossas elites andam com ele ao colo.