segunda-feira, 22 de abril de 2013

Novo SENEC

"Life is like a box of chocolates... You never know what you're gonna get", costumava dizer Forrest Gump/ Tom Hanks. Um pouco na mesma linha, diria que nunca se sabe de antemão se um ministro ou um secretário de Estado será uma aposta bem sucedida. Era um segredo público que Luís Brites Pereira -- nome desconhecido para a esmagadora maioria dos portugueses -- nos últimos dois anos não se adaptou ao cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC). Sempre que se falava numa eventual remodelação do Governo o seu nome era apontado como um dos secretários de Estado a substituir. Não escapou desta vez.
Para o seu lugar vai Francisco de Almeida Leite, anteriormente nomeado por este Governo para administrador do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. O novo SENEC herda muitos temas a necessitar urgentemente da sua atenção política e de um bom entrosamento com o ministro. A cimeira bilateral com Moçambique que se avizinha muito rapidamente. A cimeira bilateral com Angola algures no segundo semestre. O dossier bloqueado da Guiné-Bissau. A necessidade de aprofundar as relações com África muito para além dos PALOP, entre outros assuntos.
Esperemos que em nome do interesse nacional tudo lhe corra bem e que, de certa forma, seja capaz de recuperar parte do tempo que se perdeu nos últimos dois anos.