domingo, 25 de agosto de 2013

Conversa da treta [1]

Paulo Baldaia caracteriza o 'comentário' que prolifera nas caixas de comentários na Internet como pornográfico e um autêntico campeonato de insultos. Como se sabe, não poderia estar mais de acordo. Acontece que Baldaia não é um mero elo anónimo e impotente na hierarquia do jornalismo em Portugal. Como director da TSF tem poder para actuar. O que fez até agora para eliminar o lixo que abunda nas caixas de comentários da TSF online? Ou será que a sua indignação é meramente retórica?
Na verdade, Baldaia convive bem com esse lixo que sabe existir nas caixas de comentários porque ele não é um alvo preferencial. Salvo casos muito circunstanciais, não é a sua reputação e o seu bom nome que são enxovalhados. (Curiosamente, num passado não muito distante Baldaia deu mostras de grande sensibilidade -- totalmente legítima, refira-se -- quando esteve em causa a sua reputação e a sua integridade profissional.)
Bem sei que o seu artigo era sobre o circuito e o poder do comentário em Portugal e não directamente sobre as caixas de comentários dos media online. Acontece que ando sem muita paciência para estas indignações da treta, ainda por cima de alguém que tem responsabilidades acrescidas e poder efectivo para mudar alguma coisa. Se quisesse.