domingo, 22 de setembro de 2013

Os caça multas

Eis no que está convertida a GNR e a secção de trânsito da PSP. Um autêntico negócio com prémios e dividendos financeiros, e com muita falta de bom senso. Imagino que poucos devem ser hoje os cidadãos que não foram brindados com uma coima, ou mais do que uma, grave ou muito grave. Quem é que considera, como diz o lema, a GNR "uma força humana, próxima e de confiança"? Ou a PSP?
A GNR começou mais uma operação de combate à sinistralidade rodoviária. O excesso de velocidade e a velocidade excessiva serão, como quase sempre acontece, o alvo. É fácil, é barato, e dá literalmente milhões. Pouco importa que excesso de velocidade e velocidade excessiva sejam dois fenómenos muito diferentes. Os radares serão colocados nos sítios do costume, o que significa que apanharão apenas os distraídos ou quem circula pela primeira vez naquele local. Uma coisa, caro leitor, lhe garanto: os radares não serão colocados nos pontos negros de sinistralidade rodoviária, como o bom senso aconselharia. Serão colocados, isso sim, em sítios onde o potencial para facturar é maior. Locais onde facilmente se cai em excesso de velocidade, segundo a sinalização, mas em que a velocidade não é necessariamente excessiva.
Os caça multas da GNR e da PSP estarão apenas a fazer o seu trabalho, alegarão os próprios, não questionando as ordens. Alguns até lhes dará gozo lixar a vida ao cidadão comum. Os agentes da antiga PIDE não fariam melhor.