terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vermes: Ele Está de Volta

E se Hitler não tivesse morrido? E se regressasse à política alemã? Adolf Hitler acorda em Berlim em 2011. Este é o ponto de partida de Timur Vermes que ao longo de 300 páginas vai descrever as peripécias à volta da tentativa de re-ascensão política de Hitler.
Recorrendo ao humor, este livro faz uma crítica ao peso da comunicação social nas sociedades democráticas. Não se trata propriamente de uma originalidade. Karl Popper publicou um pequeno livro sobre o tema na primeira metade da década de 1990. Mas Timur Vermes não tem, todavia, pretensões filosóficas ou académicas, e limita-se a proporcionar algumas horas de entretenimento. De facto, o autor consegue criar situações de humor tendo por base o facto de Hitler acordar 66 anos depois da II Guerra Mundial, sem qualquer conhecimento do que se passou durante este período. O mesmo se passa com as novas tecnologias, uma absoluta novidade para Hitler.
Timur Vermes não simpatiza seguramente com Angela Merkel, não desperdiçando por isso a oportunidade para, recorrendo a Hitler, deixar aqui e ali alguns comentários muito pouco simpáticos em relação à chanceler e a alguns membros do seu Governo.
Isto dito, à medida que a acção se desenrola, o livro vai perdendo parte da sua força. Inicialmente parecia prometer mais, mas a determinada altura cai num registo puramente descritivo, em detrimento de um argumento mais elaborado.
Vale a pena ler, de qualquer forma?
Diria que sim, ainda que não fosse a minha primeira recomendação.